top of page

ROTEIRO GEOTURÍSTICO NO CONCELHO DE SANTANA



Desde picos vulcânicos às profundezas do mar, passando por fajãs, vales abruptos, montanhas e campos verdejantes, intersetando espécies endémicas da fauna e da flora, observando estruturas geológicas e desfrutando do património histórico, cultural e da gastronomia local, muito a Reserva da Biosfera de Santana tem para lhe oferecer”.

 

O presente roteiro geoturístico conduz o aluno e o público em geral por algumas freguesias do concelho de Santana, mostrando o que de melhor cada uma oferece ao nível do património natural, histórico e cultural.

 

Para a realização in situ deste roteiro seria necessário um dia, de forma a poder desfrutar tranquilamente da beleza de cada geossítio, explorando as suas potencialidades. Avança-se a sugestão de um percurso para esse dia:

1. S. Roque do Faial - Ribeiro Frio;

 

2. Faial – Foz da Ribeira do Faial;

 

3. Santana -Achada do Teixeira;

 

4. Santana - Rocha do Navio;

 

5. S. Jorge – Centro e Achadinha;

 

6. S. Jorge – miradouro das Cabanas.

1

2

3

4

5

6

218

Fig. 1 - Localização das paragens do roteiro no mapa de estradas do concelho de Santana. Adaptado de viajar.clix.pt

1

2

3

4

5

6

Fig. 2 - Localização das paragens do roteiro na carta geológica da Madeira. Adaptado de Carta geológica da ilha da Madeira (Folha B) na escala 1:50000 (Brum da Silveira et al., 2010).

Acorde cedo, de forma a poder estar às 9h00 na freguesia de S. Roque do Faial, nomeadamente no Ribeiro Frio, principal atração desta freguesia. Permaneça neste local durante 60 minutos, visite o viveiro das trutas e conheça as espécies endémicas mais representativas da floresta Laurissilva (sítio da Rede Natura 2000 e Património Natural Mundial da UNESCO), percorrendo um pequeno trilho existente em frente ao viveiro, do outro lado da estrada, junto ao Núcleo de Educação Ambiental do Ribeiro Frio. Caminhe pela levada dos Balcões, apenas durante 10 minutos.

 

Siga a estrada regional principal (ER217) em direção ao Faial, vá observando ao longo da sinuosa descida, o imponente maciço rochoso a Penha de Águia. Vire à esquerda em direção à zona balnear/foz da ribeira do Faial.

Serão 10h30 e terá chegado a este local, onde irá permanecer cerca de 20 minutos, para além de poder usufruir dos vários espaços de lazer existentes, observe o magnífico monumento geológico, a fajã detrítica situada na base da Penha de Águia, a foz da ribeira e a praia.

 

Siga pela estrada regional principal (ER 218) em direção a Santana, chegando a esta localidade vire à esquerda no sentido do Pico Ruivo, que permite o acesso à Achada do Teixeira, terá lá chegado por volta das 11h30. Neste geossítio, onde irá permanecer 30 minutos, procure por entre a vegetação um monumento geológico que tem a forma de um “Homem em Pé”, daí a sua designação. Faça apenas durante 5 minutos a vereda no sentido do Pico Ruivo, se o céu estiver limpo, pode ter uma vista panorâmica sobre todo o concelho, observando aspetos da geomorfologia, para além de contemplar todo o esplendor do Maciço Montanhoso Central (sítio da Rede Natural 2000). Os amantes da astronomia deverão regressar à noite, pois é um dos melhores locais do mundo para a observação astronómica.

 

Faça o mesmo trajeto de regresso a Santana, vá em direção à igreja matriz desta localidade, onde está indicado o acesso ao miradouro da Rocha do Navio.

Por volta das 12h30 chegará a este miradouro, permaneça no local 20 minutos e observe esta reserva natural (área marinha protegida e sítio da Rede Natura 2000), reparando no ilhéu da Rocha do Navio, nos recortes da costa norte até à Ponta de S. Lourenço e alguns aspetos da geologia.

 

Siga pela via expresso em direção à freguesia de S. Jorge, chegando a este local vire à direita rumo à Casa de Palha, situada ao lado da Igreja Matriz de S. Jorge. Serão 13h30 e sentirá um aperto no estômago, neste geossítio, onde irá permanecer durante 2h00, espera-o uma deliciosa ementa geológica: “escoada de trigo, filão de borrego à casa de Palha, com arroz de lapilli e  finalize com um tufo de maracujá para sobremesa”, enquanto prova as iguarias gastronómicas, desfrute do espaço calmo e acolhedor, reparando na arquitetura desta casa típica da freguesia. Seguidamente observe as imensas aplicações da pedra em toda a área envolvente e visite a Igreja Matriz de S. Jorge, a maior igreja de estilo barroco da região.

 

 Siga novamente até à estrada regional, vire à direita e logo a seguir à esquerda, em direção ao sítio da Achadinha, por volta das 16h00 chegará a este geossítio, onde funciona um moinho de água, há mais de 300 anos. Durante 30 minutos, repare na aplicação de diferentes tipos de rocha, de acordo com as suas propriedades, no moinho e na área adjacente.

 

Faça o caminho de regresso até à estrada regional, vire à esquerda e vá até ao miradouro das Cabanas, de onde se avista a freguesia do Arco de S. Jorge. Serão 17h00, e despenderá de 30 minutos neste local. Aprecie a paisagem, reparando nos movimentos de massa sucessivos que ocorreram nesta arriba, sob a qual se desenvolveu a freguesia do Arco de S. Jorge, repleta de campos verdejantes, onde predomina o cultivo da vinha. Ao longe pode avistar ainda a fajã detrítica da Ponta Delgada e se a luminosidade o permitir, conseguirá ver o delta lávico do Seixal e a fajã lávica do Porto Moniz. Alguns metros acima do miradouro, termine o seu roteiro, junto à casa típica de Santana, onde se pode deliciar com um bolo de mel caseiro, acompanhado de um licor/ poncha regional.

 

Ao longo de todo o roteiro, preste atenção à toponímia dos diversos geossítios, uma vez que os topónimos refletem o património natural, histórico ou cultural dos locais, constituindo marcas de identidade que merecem ser salvaguardadas. “Através da toponímia dá-se a ler a ilha, no que ela tem de mais genuíno” (Thierry dos Santos, 2011).

 

Também não deixe de reparar nos muros de pedra que existem a delimitar a estrada, ou na proximidade dos geossítios visitados, pois estes constituem um catálogo da geologia do local.

 ROTEIRO    GEOturístico

 

no concelho de Santana

bottom of page