INTRODUÇÃO >>
São Roque do Faial
Faial
Arco de São Jorge
O Arquipélago da Madeira possui um Património Natural de excecional valor, rico em Biodiversidade e Geodiversidade, que deve ser conhecido e divulgado internacionalmente.
O presente site pretende dar a conhecer o património geológico da ilha da Madeira, nomeadamente ao nível do concelho de Santana, contribuindo para a sua valorização e preservação.
Deste modo, começaremos por rever alguns conceitos importantes, nomeadamente o de geodiversidade, património geológico e geossítio, termos que serão recorrentes ao longo deste trabalho.
Apesar da abundante divulgação destes conceitos por parte de diversos investigadores (Galopim de Carvalho, 1999; Brilha, 2005), os mesmos ainda são pouco conhecidos pela sociedade em geral, e até por grande parte dos agentes educativos, daí a importância de os revermos.
De acordo com a definição da Royal Society for Nature Conservation, do Reino Unido, também proposta por J. Brilha (2005): “a Geodiversidade consiste na variedade de ambientes geológicos, fenómenos e processos ativos que dão origem a paisagens, rochas, minerais, fósseis, solos e outros depósitos superficiais que são o suporte para a vida na Terra”.
Segundo o disposto no Decreto Legislativo Regional n. 24/2004/M de 28 de Agosto de 2004 “o património geológico é constituído por todos os recursos naturais não renováveis, tais como formações rochosas, acumulações sedimentares, formas, paisagens, caracteres paleontológicos ou coleções de objetos geológicos de valor científico, cultural, educativo e de interesse paisagístico ou recreativo; sendo a sua exploração e conhecimento especialmente adequados para reconhecer, estudar e interpretar a evolução da história geológica que modelou a Terra”.
“A inventariação, catalogação, divulgação e proteção do património geológico é de vital importância”. “Para além da sua degradação quase sempre irreversível, o seu conhecimento cuidado é considerado como uma característica dos países culturalmente avançados, constituindo parte fundamental do seu património cultural”. De acordo com o artigo n.º 3 do mesmo decreto, um Geossítio é a área de ocorrência de elementos geológicos com reconhecido valor científico, educativo, estético e cultural. O conjunto destes locais de interesse geológico (LIG), depois de inventariados e caracterizados (geossítios), constitui o Património Geológico da região.
“O património geológico deve ser salvaguardado, estudado e valorizado, e todos os intervenientes devem promover a ação científica, pedagógica e cultural, de modo a garantir o retorno em termos de benefício científico, cultural e social, e assegurar a sua transmissão às gerações futuras” (Decreto Legislativo Regional n. 24/2004/M de 28 de Agosto de 2004). Com base neste princípio, é nossa intenção que este site seja um recurso científico, cultural e pedagógico auxiliar, não apenas às aulas de Biologia e Geologia 10.º, 11.º ano, Geologia 12.º ano, Ciências Naturais do 3.º ciclo, onde poderá ser explorado de uma forma mais simplificada; mas também que esteja acessível ao turista mais atento, com curiosidade científica, que pretenda conhecer mais aprofundadamente o património natural, geológico e cultural dos locais que visita.
Deste modo, apresentamos a sugestão da realização de um roteiro geoturístico pelo concelho de Santana, o qual contempla paragens em diversos locais de interesse, do ponto de vista biológico, histórico, cultural e principalmente geológico (geossítios). No entanto, para uma melhor compreensão da génese das geopaisagens/estruturas geológicas observadas em cada um desses geossítios, tecemos uma breve abordagem à formação geológica da ilha da Madeira, apresentando o seu enquadramento geográfico, geotectónico, geomorfológico e vulcano-estratigráfico.
Partilhamos então consigo, a riqueza da Reserva da Biosfera de Santana, estando certos de que contribuirá para a sua proteção e divulgação.
ROTEIRO GEOturístico