top of page

Concurso Jovens cientistas

25.º Concurso Jovens Cientistas 2017

“O Papel da Bananeira e da cana-de-açúcar na preservação do meio ambiente”

 

Palavras chave:

- Pseudocaule da bananeira

- Bagaço da cana-de-açúcar

- Papel ecológico

- Sustentabilidade

 

Objetivos:

- Produzir papel a partir do pseudocaule da bananeira e do bagaço da cana-de açúcar, dando-lhe alguma utilidade;

- Sensibilizar toda a comunidade educativa e população em geral para os problemas ambientais inerentes à produção de papel convencional, uma das atividades mais insustentáveis do planeta;

- Articular e consolidar saberes de várias áreas curriculares;

- Aplicar o método científico na construção de um protocolo experimental eficaz na produção de papel ecológico;

- Divulgar a metodologia utilizada para outras escolas e instituições de forma a que a ilha se torna mais sustentável em relação a este recurso.

 

Metodologia:

Recolher numa plantação de bananeiras pseudocaule de bananeira descartado após a colheita do cacho e utilizar bagaço da cana-de-açúcar disponível nos Engenhos. Cortar a matéria prima em pedaços pequenos para facilitar a cozedura, triturar num liquidificador e colocar numa tina retangular, onde serão mergulhadas as telas construídas com madeira e rede mosquiteira com a dimensão de 30x40cm de forma inclinada, realizando-se movimentos horizontais, para que as fibras se entrelacem; por fim colocar as telas a secar.

 Ao fim de 2 dias, retirar o papel das telas e utiliza-lo para diversos fins, nomeadamente construção de caixas, sacos, envelopes,… que poderão ser associados a diversos produtos madeirenses à venda nas casinhas de Santana. Elaboração de convites, marcadores de livros, agendas e muitos outros objetos decorativos.

 

Observações:

Foi possível obter diferentes tipos de papel ecológico, o qual irá ostentar o símbolo da Reserva da Biosfera de Santana e poderá ser utilizado para diversos fins, nomeadamente a nível da obtenção de produtos de artesanato para venda, para além de poder ser utilizado na escola em utilidades diversas (convites, marcadores de livros, certificados,…).

 

Conclusões:

A metodologia utilizada revelou-se promissora e demonstrou viabilidade social, ambiental e económica para a utilização de resíduos de bananeira e de cana-de-açúcar na fabricação de papel, um recurso biológico abundante praticamente todo o ano na ilha da Madeira, não se compreendendo como é que esta prática tão remota só agora poderá se tornar frequente na Madeira, potenciada por alunos do ensino secundário que teimam em alargar horizontes e abrir mentes a uma nova realidade, em prol da sustentabilidade.

Parceiros Institucionais/ Colaboradores: Universidade da Madeira – Professora Doutora Nereida Cordeiro e Professor Doutor João Baptista; Câmara Municipal de Santana; Instituto de Florestas e Conservação da Natureza – Dr.ª Isabel Freitas; Direção Regional da Agricultura; Águas e Resíduos da Madeira; Engenhos da Cana-de-açúcar; GESBA; Restaurante “O Colmo”; Empresa Tamoios Tecnologia (Brasil) – Dr. Rafael Tannus.

Poster científico.JPG
Sphere on Spiral Stairs
catálogo da Mostra Nacional de Ciência.jpg
bottom of page