top of page

Concurso Jovens Cientistas

29.º Concurso Jovens Cientistas 2021

“Utilização da pasta celulósica de bananeira para a remoção de microplásticos de águas contaminadas” - 3.º prémio

 

Área de estudo: Ciências do Ambiente

Título do Projeto: Utilização da pasta celulósica de bananeira para a remoção de microplásticos de águas contaminadas

Palavras-chave: microplásticos; água contaminada; bananeira; biofiltro; eco-tecnologia economia circular

Objetivos:

- Produzir biofiltros não modificados e nanomodificados a partir de resíduos agrícolas;

- Aplicar o método científico na construção de um protocolo experimental eficaz que permita testar a eficiência dos biofiltros simples e nanomodificados na remoção de microplásticos (MPs) de águas contaminadas;

- Sensibilizar a comunidade educativa, e população em geral, para a problemática da poluição por microplásticos e para a importância da adoção de hábitos de vida sustentáveis que minimizem a sua libertação para o ambiente, bem como para a importância da utilização de resíduos como materiais de valor acrescentado.

Metodologia: Neste projeto produziram-se biofiltros a partir da pasta celulósica do talo da bananeira com diferentes massas e biofiltros nanomodificados com soluções de cianobactérias, exopolímeros microalgais e bacterianos. Estudou-se a eficiência dos diversos biofiltros para a remoção de MPs, utilizando a lupa binocular com luz LED e UV, o microscópio de fluorescência e a citometria de fluxo.

Observações: Os biofiltros obtidos a partir da pasta celulósica da bananeira mostraram elevada eficácia na remoção de microplásticos, sendo que a sua capacidade de retenção aumenta com o aumento da espessura do biofiltro. Constatou-se que após várias utilizações os biofiltros mantêm a sua integridade e eficácia. Os biofiltros nanomodificados, são igualmente eficazes na retenção dos microplásticos, sendo que os obtidos por imersão em substâncias exopoliméricas provenientes da cianobactéria Cyanocohniella calida, apresentaram maior capacidade de retenção dos poluentes.

Conclusões: Os biofiltros à base de pasta celulósica de bananeira, apresentam-se como uma eco-tecnologia viável para a descontaminação de águas residuais contaminadas por microplásticos. A valorização deste resíduo contribui para o desenvolvimento da economia circular na ilha da Madeira e para a Agenda 2030 para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (Água limpa), 11 (Cidades sustentáveis) e 14 (Vida abaixo da água).

 

Parceiros Institucionais/ Colaboradores: Universidade da Madeira - Professora Doutora Nereida Cordeiro, Doutoranda Marisa Faria; Professor Doutor Manfred Kaufmann; ARM – Eng.ª Eliana Santos e Câmara Municipal de Santana – Dr.ª Élia Gouveia.

POSTER~1.JPG

Poster Científico

bottom of page