top of page

Mural Bordalo II - 2024

No dia 17 de maio decorreu a apresentação pública do mural alusivo à Freira da Madeira, construído pelo artista Bordalo II, com a presença do Sr. Presidente do Governo Regional, demais entidades, alunos e . Este mural foi o culminar de um projeto intitulado “Microplásticos e o seu impacte na Biosfera” desenvolvido no ano letivo 2021/2022 pelos alunos do 10.º1 da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral de Santana, fruto de uma articulação interdisciplinar, sob orientação da professora Ângela Morais.

Este projeto envolveu várias fases, visitas de estudo ao Centro Interpretativo da Freira da Madeira e aos locais onde esta ave nidifica, com o apoio dos vigilantes da Natureza do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza; palestras sobre os microplásticos e o seu impacte nos ecossistemas, bem como observação de aves, atividades orientadas pela Sociedade Portuguesa das aves; análise de amostras de areias de diferentes praias da Madeira, com o apoio do Observatório Oceânico da Madeira; análise de amostras de água recolhidas no efluente à saída da ETAR de Santana, com o apoio das Águas e Resíduos da Madeira; análise de conteúdos estomacais de peixes e excrementos de aves com o apoio do IFCN e da Universidade da Madeira e utilização de biofiltros simples e nanomodificados produzidos no Clube Eco-paper da nossa escola a partir de resíduos de bananeira para a filtração de microplásticos de águas contaminadas. A Escola agradece o apoio de todas as instituições referidas que colaboraram neste projeto, bem como da Câmara Municipal de Santana que auxiliou sempre ao nível do transporte dos alunos.

Para a concretização da fase final do projeto, foi apresentada uma candidatura no dia 5 de fevereiro de 2022 ao Orçamento participativo da RAM, tendo sido uma das propostas vencedoras, o que permitiu que o artista plástico Bordalo II, sempre recetivo desde a primeira hora em colaborar com a Escola, pelos valores ecológicos comuns que defendemos, construísse um Mural alusivo à Freira da Madeira. A escolha da “freira da Madeira” foi devido ao facto de ser uma espécie endémica da Madeira que nidifica no Maciço Montanhoso Oriental muito acarinhada pelos madeirenses. É considerada uma das aves marinhas mais ameaçadas do mundo, por apresentar uma população muito reduzida, na ordem dos 80 casais, e pelo facto de enfrentar diversas ameaças, tais como: perda de habitat, incêndios, eventos climáticos severos, predadores, poluição luminosa,… Nidifica nas zonas altas do Areeiro, sendo Santana, Reserva da Biosfera, uma das portas de entrada para a sua “casa”, com este mural pretende-se sensibilizar o público em geral para a vulnerabilidade desta ave marinha endémica e a importância da sua conservação.

Atualmente, está  a decorrer um projeto de conservação dirigido a esta ave, conhecido como LIFE Freiras, coordenado pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza em parceria com a  Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e com a XGT – Soluções Informáticas, com o objetivo de melhorar e garantir o estado de conservação do habitat de nidificação; promover o aumento do conhecimento sobre a sua biologia e ecologia e minimizar o impacte das suas ameaças, com recurso a novas tecnologias para modernização das ações de conservação desta espécie.

A Escola orgulha-se de ter contribuído para que os habitantes da Reserva da Biosfera de Santana e todos os que a visitam possam a partir de agora contemplar uma obra de um artista plástico tão reconhecido mundialmente, como o Bordalo II.

O referido artista plástico, surpreendeu ainda a nossa com outra obra de arte, desta vez alusiva à borboleta monarca que produziu, num tempo limitado, a partir de resíduos de alta densidade recolhidos pelos nossos alunos e com a colaboração da Câmara Municipal de Santana e instalou numa das fachadas da Escola, A escolha deste animal pelo artista prende-se com o facto da borboleta monarca migratória ter entrado em 2022 para a lista vermelha das espécies ameaçadas, pela destruição de habitats e alterações climáticas. A borboleta monarca é a maior borboleta europeia e uma das mais vistosas e atraentes, as pessoas na ilha da Madeira têm contribuido muito para a sua conservação com a utilização de plantas hospedeiras, tais como algodoeiro-falso (Gomphocarpus fruticosus) e a paina-de-seda (G. physocarpus), que servem de alimento às lagartas desta borboleta que terá, na Madeira, uma população residente, acompanhando as várias fases da metamorfose desta borboleta, o que é extremamente interessante e educativo.

É muito prestigiante para a Escola e para o concelho de Santana, integrar o roteiro mundial das obras de arte de Bordalo II.

Mural Bordalo II - 2024

bottom of page